A história resumida da Nintendo

A Nintendo é uma das empresas mais antigas e influentes da indústria de jogos eletrônicos, tendo uma história que remonta ao final do século XIX. Ao longo dos anos, a empresa produziu uma série de consoles de mesa e portáteis que se tornaram ícones da cultura pop e moldaram a história dos jogos eletrônicos. Neste artigo, vamos explorar a história resumida da Nintendo desde o início, incluindo todos os seus consoles até o atual.

A fundação da Nintendo em 1889

Fusajiro Yamauchi fundou a Nintendo em 1889 como uma empresa de produção de cartas de baralho. Durante as décadas seguintes, a empresa se expandiu para outras indústrias, como hotéis e táxis. Decerto foi apenas em 1977 que a Nintendo começou a se concentrar nos jogos eletrônicos, lançando o seu primeiro console, o Color TV-Game.

Os primeiros consoles da Nintendo

O Color TV-Game foi lançado em 1977 apenas no Japão e foi seguido por uma série de outros consoles de mesa, como o Nintendo Entertainment System (NES) em 1985. O NES foi um grande sucesso e é amplamente considerado como um dos consoles mais importantes da história dos jogos eletrônicos. Afinal o NES introduziu muitos personagens icônicos da Nintendo, como Mario, Donkey Kong, Samus e Link (Zelda).

Os consoles portáteis da Nintendo

Em 1989, a Nintendo lançou o seu primeiro console portátil, o Gameboy, que se tornou um enorme sucesso global. O Gameboy era um console monocromático que permitia que os jogadores jogassem jogos em movimento. Assim o sucesso do Gameboy levou a uma série de outros consoles portáteis, como o Game Boy Color, Gameboy Advance, Nintendo DS e Nintendo 3DS. Cada um desses consoles apresentava novos recursos e melhorias em relação ao seu antecessor.

Os consoles de mesa de última geração da Nintendo

Após o Sucesso do NES, a Nintendo tinha um rival e foi ai que em 1990 Lançou o glorioso Super Nintendo. Em 1996, a Nintendo lançou o Nintendo 64, seu primeiro console de 64 bits. O Nintendo 64 foi um sucesso moderado, mas foi superado pelo PlayStation da Sony em popularidade. O Nintendo GameCube foi lançado em 2001 e era um console poderoso que oferecia gráficos incríveis e jogabilidade divertida. No entanto, o GameCube também não foi tão bem-sucedido quanto o PlayStation 2 da Sony.

Em 2006, a Nintendo lançou o Wii, um console inovador que apresentava um controle inovador que permitia jogar jogos de uma forma totalmente nova. O Wii foi um sucesso incrível, vendendo mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.

O atual console da Nintendo

Em 2012, a Nintendo lançou o Wii U, seu console de mesa de última geração. O Wii U apresentou uma segunda tela no controle que permitia novas formas de gameplay. No entanto, o Wii U não foi tão bem-sucedido quanto seus antecessores.

Entretanto atualmente, a Nintendo tem um console híbrido de mesa e portátil, o Nintendo Switch, que foi lançado em 2017. O Switch tem sido um grande sucesso e tem alguns dos melhores jogos disponíveis atualmente. Afinal o Switch também permite que os jogadores joguem em casa e em movimento, tornando-o um console verdadeiramente versátil.

Conclusão

Certamente a Nintendo tem uma longa história de sucesso na indústria de jogos eletrônicos, produzindo consoles icônicos como o NES e o Gameboy. Pois a empresa continua a inovar com o Nintendo Switch, e os fãs da Nintendo estão ansiosos para ver o que vem a seguir. Contudo independentemente do que o futuro reserve, uma coisa é certa: a Nintendo continuará a ser uma presença dominante na indústria de jogos eletrônicos por muitos anos. Enfim Essa foi a história resumida da Nintendo.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.